quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Rússia, o império de gelo







Figura 4 - Mapa Global Mostrando a Região da Rússia
Rússia ou confederação Russa tem é separada por regiões onde cada uma tem sua própria característica, um sotaque diferente do outro, e uma gastronomia especifica de cada região. País representado na Eurásia (Europa e Ásia) juntos.
Localizado ao norte e por ser uma região de clima frio, eles procuram na gastronomia algo para se aquecer e se alimentar, trazendo de diversas maneiras receitas originais. Tendo assim uma das mais tradicionais do país é a sopa condimentada de nome Borsch, a mais conhecida iguaria da Rússia. O Golubisch também muito tradicional é um rolinho de couve feito com carne. As carnes de caça são muito apreciadas pela população (bem como a carne de perdiz, lebre, alce, urso, rena e  veado), assim como a utilização de peixes como o salmão.
Carne de Rena 


Carne de Urso com legumes
Não podemos esquecer é claro que ao falar da Rússia não poderíamos esquecer o Straganov que “abrasileirado” se transforma no nosso Strognoff, com muitas diferenças (mas sem duvida alguma), um resquício da culinária russa em nosso dia a dia.
O centeio, o trigo, a cevada, a aveia e o milho são desde tempos remotos utilizados pelo povo Russo, adjunto com suas técnicas de moagem e os segredos da massa fermentada com levedura. Em lugares como a Rússia e a região da Escandinávia a batata tem um papel crucial quando lá chegou. Fonte de nutrientes, e perfeita para engrossar sopas e produções lentas, fez-se um alimento que não somente mudou a forma alimentar dessas regiões, mas também seus hábitos como sociedade.

O que é Samovar?
Muito utilizado para servir bebidas quentes em finais de festas, formaturas e conferências de negócios, o samovar tem origem Russa, mais uma ligação de nossa cultura com esse povo de terras frias. O Samovar é um utensílio de cozinha russo que é muito utilizado e apreciado pelos Czares para servir chá. Feitos desde latão até prata e ouro, sua beleza impacta e gera olhares curiosos por seu formato estranho, porém elegante..
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário