quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Alemanha – Guten Appetit!





Figura 1 - joelho de porco - Fonte: intenet
Quando falamos em Alemanha logo pensamos em o joelho de porco, purê de maçã, chucrute, cerveja, marreco recheado. Mas lá esse tipo de comida é feito com menos frequência do que imaginamos. O comum são as comidas mais modernas estilo fastfood, conhecidas como comida de rua, que são os pratos rápidos e práticos para  comer na correria do dia a dia.

Figura 2 - comida de rua - Fonte:http://heikograbolle.wordpress.com/tag/gastronomia-alema/


Em quase todas as preparações são utilizadas salsichas, as brancas, defumadas, de sangue e são quatro tipos principais a Rodwust, que é a carne deixada crua conservada salgada, curada ou defumada, a Kochwust cozida, a Bühwust que é aferventada em agua ou sopa e o sabor se da pela defumação em seguida e a mais popular é a Batwust que é degustada frita ou grelhada. Nos churrascos elas são muito consumidas também, com pães de vários tipos.

Figura 3 - salsichas - Fonte: http://www.holzweg.com.br/2012/04/holzweg-cervejaria-salsicha-alema-tem.html

Figura 4 -  Churrasco
Tanto quanto as salsichas, a cervejas são as queridinha dos alemães, consomem a bebida no almoço, café da tarde e jantar. Sua produção é feita em grande escala, harmonizando com embutidos e culinária regional. Por constar mais de 1200 cervejarias ativas e 5000 marcas não é a toa que a Alemanha é conhecida como “país da cerveja”.

Figura 5 - cerveja - Fonte: http://heikograbolle.wordpress.com/tag/gastronomia-alema/

            E no Brasil alguns costumes alemães se fixaram como por exemplo a oktoberfest, que teve origem em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, casou-se com a princesa Tereza da Saxônia e para festejar o enlace organizou uma corrida de cavalos, a festa foi um grande sucesso que continuou por todos os anos, os povos próximos começaram a participar com seus produtos nativos, o evento tomou tamanha proporção quando chegou em Munique o primeiro trem que transportava visitante para conhecer, a partir dai o conceito de festa mudou, barracas com produtos da região começaram a ser comercializados, mas cerveja era proibida na época, não era como conhecemos hoje com mulheres com muitas canecas lotadas de cerveja , ela só foi liberada em 1918. E depois disso só aumentou o público e suas canecas! Em Munique recebe atualmente um publico de quase 10 milhões de pessoas e em Blumenau 700 mil por ano. O consumo de cerveja nessa festa chega a 7 milhões de litros.

Figura 6 - oktoberfest Fonte: www.funzug.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário