quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Hungria




Figura 1 – húngaras – Fonte:

A comida Húngara é extremamente rica em temperos e principalmente especiarias a mais utilizada é a páprika tanto a doce quanto a picante, os pimentões.  Carnes fortes como salames, carne de porco, de boi, linguiça defumada compõe a alimentação dos húngaros.
Eles são famosos por usarem caldeirões e brasa no chão, um prato típico famoso de lá é o goulash ou “gulyas” que teve origem no século IX, pelos nômades, por terem uma vida itinerante criaram este prato, cozinhavam a carne com cebolas, em seguida deixavam a carne secando ao sol e ressecavam o molho secar até virar pó, esses dois eram guardados em intestino de animais para a conservação, quando iam comer derretiam um pouco de gelo e colocavam dentro de caldeirões sobre a brasa para espessar e se alimentarem. Anos seguinte acrescentaram a páprica, o pimentão, a banha de porco e deixaram este prato mais saboroso e sofisticado.
Hoje a Hungria é conhecida por possuir este prato, o mundo todo o reproduz e adicionam seus ingredientes de preferência, mas o verdadeiro goulash só pode ser feito em caldeirão e brasa e fica cozinhando por horas e horas e sempre com adição de muita páprica.
Há 4 tipos diferentes de goulash:
ü  Goulash: feito por pastores de ovelhas, com carnes picadas, eles preparavam e comiam em suas longas viagens, originalmente cozido em caldeirão.


Figura 2 - goulash - Fonte: http://www.plenamulher.com.br/plena/userfiles/image/materias/2012%20magico/gros.jpg


ü  Pörkölt: torrado, o que o diferencia do goulash pela consistência do molho mais escuro e espesso e sua cor é mais forte.


ü  Tokány:  é semelhante ao Pörkölt mas sem páprica


Figura 4 – tokány - fonte: http://www.slovakcooking.com/wp
ü  Paprikas: feito de carnes brancas e leves com peixe, vitela, aves e serve com creme azedo.

Figura 5 - paprikas - Fonte: http://www.slovakcooking.com/wp content/uploads/2009/11/paprikas13.jpg

O link abaixo mostra um pouco de como é feito o Goulash, um grupo de brasileiros em uma viagem, aprendendo mais sobre a cultura culinária da Hungria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário